quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Steel - O Homem de Aço, mais um fracasso

Ontem a noite zapeando entre os canais de Tv, me deparei com Steel - O Homem de Aço (Steel, EUA, 1997), no canal aberto SBT.



Já jogando um balde de água fria nessa tentativa da DC Comics de levar pras telas mais um derivado de Superman (a outra tentativa foi Supergirl de 1984 com Helen Slater). Na tentativa de aproximação com o personagem, o escolha para o papel do herói de "aço" teria quer ser alguém com os mesmos dotes físicos de John Henry Irons e pros estúdios a melhor escolha foi o jogador de basquete da NBA Shaquille O'Neal.



Shaquille já possuia um curriculun na tv e cinema desde 1994. Em sua maioria comêdias infantis e filmes típicos da "Sessão da Tarde" da Rede Globo. Pensando em focar suas atuações agora para um púbico mais adolescente, Shaquille aceita o convite para estréar Steel, além de assinar a produção executiva do filme. O filme é inspirado no personagem dos quadrinhos da DC Comics Steel/Aço.

É aí que a bagunça começa. No filme, John Irons é um tenente do exército que, após presenciar um teste com armas secretas que terminou na morte de um colega de trabalho, um acidente é provocado e a tenente Susan Sparks (Annabeth Gish) responsável pelo projeto fica paralítica. John resolve abandonar a corporação. De volta a sua casa, em Los Angeles, ele descobre que uma gangue estava se utilizando das mesmas armas. Movido pelo sentimento de justiça, John decide combater o crime com as próprias mãos. Para isso, ele constrói uma armadura altamente resistente aos ataques e dá origem ao "Homem de Aço".


Agora em uma cadeira de rodas Sparks, engenheira, perita em informática e telecomunicações, com a ajuda do avô do herói, Joe (Richard Roundtree) ajuda o heróis em sua base móvel a construir a armadura que o torna invulnerável à nova arma. Assim nasce Steel, o herói de aço que luta contra corjas de bandidos e traficantes de armas. Notaram alguma semelhança com a Oráculo/Babs/Ex-Batgirl? Isso é um grande omelete ou o que?

Apesar do Superman ser citado várias vezes no filme, quase nada lembra o herói que se inspirou no Superman e após sua morte se tornou o Homem-de-Aço, trajando uma armadura reluzente de aço, com um grande "S" no peito, uma capa vermelha esvoaçante e sua arma mais poderosa, um enorme martelo de aço.



O que vemos no filme é uma verdadeira falta de preocupação com a caracterização da amardura do personagem. Ele mais parece um cavaleiro andante do Rei Arthur do que uma armadura de alta tecnologia, é lento e não possui mobilidade alguma.

Esse filme só mostra a falta de preocupação da DC com seus personagens, muito diferente do tratamento que a concorrente Marvel dá aos seus. Fracasso é como deveria se chamr esse filme.

O filme foi dirigido por Kenneth Johnson com roteiro de Louise Simonson e Jon Bogdanove. No elenco Shaquille O'Neal (John Henry Irons / Steel / Aço), Annabeth Gish (Susan Sparks),
Richard Roundtree (Joe).
Fonte Internet

Nenhum comentário: