quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Rio Comicon divulga lista dos 14 artistas internacionais confirmados


CHRIS CLAREMONT, JUNKO MIZUNO, PAUL POPE E LINIERS SÃO ALGUNS DOS DESTAQUES ENTRE NOMES QUE PARTICIPARÃO DO MAIOR EVENTO BRASILEIRO DE QUADRINHOS

Conhecido por seu trabalho com a série “X-Men”, o roteirista inglês Chris Claremont confirmou sua vinda para a segunda edição do Rio Comicon que, de 20 a 23 de outubro, ocupa o mesmo bat local, a Estação da Leopoldina, no Rio de Janeiro. Os quadrinhos com suas histórias já venderam mais de 500 milhões de exemplares em todo mundo e serviram de base para o roteiro dos filmes da saga “X-Men”, incluindo a sequência de “Wolverine”, prevista para 2013, baseada nagraphic novel de mesmo nome, de Claremont e Frank Miller.


A japonesa Junko Mizuno chega ao Brasil trazendo seu trabalho altamente influenciado pelos mangás, animes e brinquedos japoneses. Pintora, ilustradora e quadrinista, ela é reconhecida pelo seu estilo singular de imaginário feminino, poderoso e erótico. 

Vencedor de dois prêmios Eisner, Paul Pope é o terceiro nome da lista. Quadrinista, trabalha para a DC Comics desde 1997, onde ilustrou títulos como “Hellblazer” e “The Batman Chronicles”. 


O outro destaque vem da Argentina. Conhecido pela tira “Macanudo”, Liniers publica no jornal La Nación (e aqui, na Folha de S. Paulo). No Rio Comicon, ele vai lançar – e autografar, claro – “Macanudo vol. 4”.

A eles se somam nomes não menos importantes. A começar pelo norte-americano Peter Kuper, que escreve e desenha a dupla “Spy vs Spy” para a revista Mad desde 1997. Também terão espaço conhecidos editores, compatriotas de Kuper, como Bob Schreck – que, com passagens pela Marvel e DC Comics, atualmente é editor-chefe da Legendary Comics – e Denis Kitchen. Ao longo de 30 anos, Kitchen editou nomes como Will Eisner, Robert Crumb, Alan Moore, e Art Spiegelman, entre outros. Finalizando a lista dos convidados norte-americanos, Dan Goldman. Esse, no entanto, já é quase brasileiro. Um dos criadores do coletivo de webcomics ACT-I-VATE, Goldman trocou Nova York por São Paulo, de onde segue produzindo a “Red Light Properties”.

Do velho mundo, mais especificamente da França, virão três convidados: Lewis Trondheim, quadrinista fundador da editora independente L'Association; o ainda inédito no Brasil Edmond Baudoin (prêmio de melhor álbum em Angoulême por “Couma Acò" e melhor roteiro por “Le Voyage” e “Les Quatre Fleuves”); eLudovic Debeurme, cujo premiado “Lucille” será lançado no Brasil pela Barba Negra/LeYa no Rio Comicon.

Completam a lista a austríaca Ulli Lust, autora do premiado “Hoje é o último dia do resto da sua vida”, inspirado em sua juventude; e o argentino Salvador Sanz, de “Legión”, “Desfigurado” e “Noturno” que, atualmente, produz a série “Angella Della Morte”. A organização do Rio Comicon já havia divulgado a vinda da estilista Caterina Crepax, filha do lendário Guido Crepax.

A segunda edição. De 20 a 23 de outubro, o Rio de Janeiro volta a ser a capital nacional dos quadrinhos. No mesmo bat local, a Estação da Leopoldina vai sediar o Rio Comicon, organizado pela Casa 21, em parceria, pela primeira vez, com o estúdio Retina_78. O trabalho do ano passado acaba de ser reconhecido pelo Troféu HQ Mix – o mais importante evento de quadrinhos do Brasil, já na 23ª edição – com o Geraldão de melhor evento para o Rio Comicon.

Entre as novidades da edição 2011, haverá um maior destaque para o mangá e os super-heróis. “Em 2010, tivemos uma programação mais centrada em quadrinhos autorais, com a vinda de grandes nomes individuais como Milo Manara, Kevin O’ Neill, Melinda Gebbie”, lembra Roberto Ribeiro, diretor da Casa 21. “Sentimos que era a hora de contemplar também essas duas vertentes tão importantes dos quadrinhos”, explica.

Sendo assim, o Rio Comicon 2011 vai abrigar uma mostra com os trabalhos do estúdio japonês CLAMP – composto por mulheres conhecidas como as rainhas do mangá – além de uma homenagem aos 75 anos da DC Comics, baseada no livro “75 Years Of DC Comics: The Art Of Modern Mythmaking”, que levou Prêmio Eisner como melhor livro sobre quadrinhos. Ainda entre as exposições, trabalhos originais de Will Eisner e Guido Crepax – e sua inesquecível Valentina – também vão ocupar grande espaço na programação, com eventos que evocam artes plásticas, moda e o design de móveis.

Estão previstos, ainda, como na primeira edição, mostra de filmes e documentários, oficinas, sessões de lançamento de livros e quadrinhos, desfile de cosplay e a “Plataforma dos Desenhistas”, onde os artistas vão desenhar e autografar para os fãs.

Rio Comicon 2010. Em sua primeira edição, o Rio Comicon recebeu mais de 30 convidados, entre nomes consagrados e novos talentos do Brasil e do exterior, como Milo Manara, Kevin O’ Neill, Melinda Gebbie, Paul Gravett, Killofer, Patricia Breccia, Mauricio de Sousa, Ziraldo, Angeli, Laerte, Lourenço Mutarelli, Fábio Zimbres, Rafael Grampá, Fábio Moon e Gabriel Bá, Rafael Sica e Allan Sieber. O Rio Comicon homenageou o cartunista italiano Manara com uma grande exposição dedicada à sua obra. O evento reuniu um público estimado em 15 mil pessoas.

 Fonte Newslatter Rio Comicon