quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Menino cego usa radar pra "enxegar" como o herói Demolidor das histórias em quadrinhos.

Depois de criar as mais diversas origens para seus personagens da Marvel Comics, Stan Lee e Bill Everett criram nos anos 60 (primeira aparição em 1964), um herói cego que teve seus sentidos aumentados por causa de um acidente com radioatividade (nessa época TUDO podia ser ciado com radioatividade).



O Herói com aparecência de demônio possui o que podemos chamar de um "radar" semelhante ao dos morcegos e também dos submarinos. No mundo imaginário dos quadrinhos isso passaria como "normal" mas e no mundo real, será que um cego pode "ver" como o Demolidor?

Um certo garoto inglês de sete anos, cego desde o nascimento, Lucas Murry parece ser capaz de "enxergar" objetos por meio de um "radar". Como é possível? Parece que ao estalar sua lingua no céu da boca e, ao ouvir o eco provocado pelos objetos ao seu redor, constrói mentalmente cada um. E não é só isso que o "Pequeno Demolidor" é capaz de fazer, ele também pode saber a distância, a forma e a densidade dos objetos, além da posição em que eles estão.



Lucas caminha e se movimenta normalmente sem a necessidade de se segurar em alguém, e ainda joga basquete, seu esporte preferido. Diferente do treinamento que Matthew "Matt" Michael Murdock  teve com o velho Stick (também cego) para aprender a desenvolver suas "novas" habilidades, o pequeno Lucas recebeu a ajuda do psicólogo norte-americano Daniel Kish, fundador da ONG World Access for the Blind, dedicada ao auxilio a deficientes visuais em todo o mundo.

Se essa técnica do Dr. kish funciona com outras pessoas cegas isso eu não sei.
Não acredita? Clique aqui para assistir a um vídeo com a reportagem da BBC Brasil sobre Lucas "Demolidor" Murray.

Fonte Universohq.com