sexta-feira, 3 de abril de 2009

Super-heróis contra o preconceito

Com o lançamento nos EUA do livro Sedução do Inocente (Seduction of the Innocent no original em inglês) pelo psiquiatra alemão Dr. Fredric Wertham no início dos ano 40, a caça às bruxas pessoal, tinha os super-heróis e as histórias em quadrinhos como alvo principal para os desvios de conduta juvenil, perveção da inocência, delinquência juvenil e homofobia dos juvens americanos.

Desde então quase todo mundo que por qualquer motivo ache que as declarações do "louco" Dr. Wertham tenham algum sentido (olha que nem é necessário ter lido Seduction of the Innocent), um achismo qualquer, faz declarações e piadinhas quanto a homosexualidade de alguns super-heróis e cintando aqui os alvos principais como Batman/Bruce Wayne e Robin (qualquer um deles).

Bem, utilizando esse mote, O Grupo Gay da Bahia (GGB) relançou uma campanha contra a homofobia e pra isso usou versões homossexuais dos mais conhecidos super-heróis dos quadrinhos.

Foram desenvolvidas ilustrações curiosas dos heróis Princesa Amazona, Homem de Aço, Dupla-dinâmica, o gigante esmeralda e o corredor escarlate, referência clara aos heróis das editoras americanas Marvel e Dc Comics, pelo artista Hector Sallas. A mensagem da campanha é direta e clara, "Preconceito contra homossexuais é crime contra a humanidade. Estamos de olho".

As ilustrações serão utilizadas em cartazes e postais que serão distribuídos em Salvador/BA e disponibilizados pelo GGB para quem quiser divulgar os heróis contra o preconceito.

Fonte Internet.