terça-feira, 14 de julho de 2009

Uma aula de composição ou uma capa de hq?

Achei esse texto no forum do Estatuaslimitededition.com e achei que deveria divulgar ela aqui no HqGibi. Leiam abaixo o texto na integra, garimpado pelo Oblivion.

Como-uma-capa-perfeita-deveria-ser.

Achei essa matéria do site Ideiafixa e gostaria de compartilhar com vocês:

O texto a seguir foi escrito por Mark Waid, um dos grandes escritores de HQ dos EUA, editor-chefe da Boom! Studios. O texto original está aqui no seu blog.



“Essa é sem dúvida a melhor capa de revista em quadrinhos que eu vi nos últimos tempos, talvez no ano inteiro: THE SPIRIT nº 29, da DC Comics, desenhada por Paul Rivoche. É uma aula de tudo que uma capa deveria ser, e eu vou usá-la como exemplo de “como fazer certo” pelo resto da minha vida. Vamos dar uma olhada:

1) É mais do que uma simples imagem; ela conta uma história. Seus olhos vão primeiro direto ao Spirit, depois à garota, depois ao fato de que cada um deles está olhando para seu relógio, e a linguagem corporal deixa claro que um está esperando o outro. E então seus olhos descem até onde a bomba está colocada. Depois você vê o horário na bomba. Depois seus olhos vagueiam de volta para cima até o relógio digital e você nota que falta 1 minuto para a explosão. Meu deus, essa capa implora que você abra a revista para descobrir o que vai acontecer.

2) Ela está perfeitamente colorida. PER-FEI-TA-MEN-TE. Os olhos imediatamente vão até o Spirit, o personagem central da revista, em seu azul encorpado. A visão naturalmente cai para a esquerda, encontrando a mulher em suas cores brilhantes porém secundárias. Depois os olhos descem até o vermelho vivo da bomba. E as mangas do vilão são coloridas espetacularmente-aparecendo apenas o suficiente para serem visíveis, não se perdendo em meio ao cinza da plataforma do trem e não se destacando antes que você veja a bomba ou perca seu foco. Os 2 elementos mais importantes da ilustração – o herói e a bomba – são os elementos que se destacam mais claramente, como deveria ser. O logo tem sua cor precisamente retirada de outras cores na ilustração, e ainda assim é perfeitamente legível. Se alguém tivesse feito esse logo, digamos, vermelho vivo, eu teria que bater nessa pessoa. Isso teria arruinado o balanço da capa toda. Da mesma maneira, se os braços do vilão fossem gritantes para chamar atenção, eles brigariam para serem vistos primeiro e teriam estragado a composição.



3) O desenho em si tem a precisão de um ônibus espacial. Tudo aponta em direção às duas figuras principais. Tudo. Os papéis voando. Os braços do vilão. O trem. Os trilhos na parte de cima. O relógio digital, meu deus. A LÂMPADA EM CIMA DO SPIRIT. E ainda assim nenhum desses elementos atrapalha ou chama muita atenção para si mesmo.

Eu tenho sido, como todas as pessoas espertas, fã do trabalho do Paul por muito tempo, mas esse é um gol da harmonia. Jovens ilustradores, jovens editores, quando em dúvida, façam isso. Isso é uma capa. Eu vou usá-la como objeto de ensino de agora em diante.”

É, uma verdadeira aula de composição.

Paul Rivoche já desenhos War of Kings, Black Panter, Jonah Hex, Red Sonja, Gotham City Sirens, pra Marvel Comics, Dc Comics e outras editoras.


Fonte Estatuaslimitededition.com

Os ninjas de G.I. Joe: Rise of Cobra em novos pôsters.



Strom Shadow e Snake Eyes, os ninjas do mal e do bem respectivamente do filme que vai levar os personagens do desenho animado, histórias em quadrinhos e actions figure para a telona - G.I. Joe: Rise of Cobra estréia no cinemas brasileiros e do mundo no dia 7 de agosto.

Acesse aqui o site oficial.

Fonte Internet.


Quer dar uma olhada na revista? Acesse
aqui o site da Totalfilm.