quinta-feira, 8 de julho de 2010

Mesmo Delivery, eu li!

Depois de procurar muito nos sites de compra recentemente tive a chance de comprar em loco e sem frete (rsrsrrs) na Livraria Cultura da Av. Paulista uma das hqs nacionais que eu mais queria ler - Mesmo Delivery, de um dos brasileiros mais premiados na atualidade - Rafael Grampá.

Nesse verdadeiro show de linguagem gráfica do brasileiro, um dos personagens, o ex-boxeador sem cérebro Rufo, é contratado pela companhia Mesmo Delivery para um serviço bem simples, levar um caminhão a um determinado lugar. Com duas condições: que o contêiner não fosse aberto de jeito nenhum e que ele viajasse na companhia de do magrelo e falastrão - Sangrecco, um fã erremediável de Elvis "O Rei" Presley considerado o braço direito do chefe.

No meio do viagem, Rufo se envolve numa tremenda pancadaria num bar de beira de estrada. Muita pancadaria, sangue e um show de morte pode ser presenciado pelo leitor... até o momento que entendemos o verdadeiro motivo pra tudo aquilo.

A história segue um ritmo frenético muito caracteristico dos seriados policiais de tv e filmes japoneses de samurai da década de 1970 onde Rafael Grampá foi buscar influências e resgatou muita coisa das suas lembranças de criança. As ilustrações de Mesmo Delivery são um espetáculo a parte. Cada cena parece ter sido trabalhada como uma peça única. cheia de detalhes, desenhos muito bem elaborados, perspectivas cinematográficas em cada página da hq ou melhor Romance Gráfico (ou não tão romântico assim).




Mesmo Delivery foi muito bem recebi pela critica especializada e claro pelos leitores que a história de Rufo e cia será adaptada para o cinema já que Grampá vendeu os direitos para o produtor Rodrigo Teixeira. E não para por aí, a hq fez tanto sucesso que alguns artistas homenagearam o trabalho de Grampá com suas próprias versões dos personagens Rufo e Sangrecco. 

Vejam mais ilustrações no Mesmo Delivery Fanart blog.

Grampá tá com a bola toda, depois de alguns prêmios, Mesmo Delivery foi reeditada nos EUA em janeiro pela editora Dark Horse e pra sorte dos americanos, a nova edição vem com uma nova ilustração do autor pra capa bem como vários extras de artistas estrangeiros e nacionais - Fábio Moon, Gabriel Bá, Eduardo Risso, Mike Allred e Craig Thompson. Fechando o pacote, o autor de 100 Balas Brian Azzarello escreve a introdução.


Tá afim de comprar a edição da Dark Horse? Acesse aqui.

O álbum Mesmo Delivery é uma publicação da Editora Desiderata, segue o formato 17 X 26 cm, 48 páginas e tem seu preço sugerido de R$ 39,90.

Fonte Internet

Nenhum comentário: