segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Livro - Dom João Carioca

Semana passada vi uma propagando do livro em quadrinhos Dom João Carioca - A Corte Portuguesa no Brasil (1808-21) que é uma iniciativa da professora, antropóloga e pesquisadora Lilia Moritz Schwarcz e da Cia. das Letras e com ótimos desesenhos do cartunista Spacca. O ivro teve seu lançamento a quase um ano )28 de novembro de 2007) mas me passou desapercebido.

Há quem diga que d. João gostou tanto do Brasil que por aqui foi ficando. Mesmo depois que os franceses foram expulsos de Portugal, que aconteceu o Congresso de Viena, que a paz foi decretada e a guerra chegou ao fim, o príncipe português preferiu não voltar a ocupar o seu trono em Portugal.Na nova capital do Império, sediada no Rio de Janeiro, o príncipe regente reproduziu a pesada estrutura portuguesa, criou instituições e escolas, fundou jornais e o Banco do Brasil. Além do mais, encontrou um belo lugar para morar ? a Quinta da Boa Vista ?, onde ficava apartado da esposa, Carlota Joaquina, que vivia em Botafogo.
O livro reconta essa história usando a linguagem dos quadrinhos, elaborada com base em extensa pesquisa não só documental e historiográfica,como fielmente pautada na iconografia da época. A obra traz ainda uma bibliografia sobre o tema, uma cronologia que ajuda a entender os fatos no calor da hora e inclui uma galeria de esboços preliminares e estudos de personagens, cenários e vestimentas. D. João nunca foi tão brasileiro!
Fiquei muito interessando em adquirir esse livro. Até que o preço não está salgado, quer comprar também? Acesse aqui.

Nenhum comentário: