Ontem depois de três longos meses de espera chegou o livro Os ICONOGRÁFILOS de Agnelo Fedel. O título "iconográfilos" é uma brincadeira em forma de analogia bolada pelo autor, e refere-se a uma espécie de "amigos da imagem", no caso, os colecionadores de quadrinhos. O livro fala inicialmente sobre o colecionismo de maneira geral, para então focar as HQs, levantando aspectos comuns e relacionando com teorias da comunicação e da psicanálise.
Agnelo Fedel é pesquisador da área de comunicação, em especial sobre os efeitos dos produtos da Indústria Cultural de Massa, dentre eles as Histórias em Quadrinhos, o Cinema e a TV, o autor nos apresenta a inter-relação dessa crítica com as Teorias da Comunicação. Além disso, aponta reflexões do uso dos meios que devem (não apenas como instrumentos) ser capaz de desencadear transformações estruturais na Educação e assim estimular o aluno a um aprendizado menos passivo e mais dinâmico.
Agnelo também é colecionador de revistas em quadrinhos, e o livro "é uma forma de explicar ou debater sobre essa mania, ou mais que mania, uma neurose, para alguns colecionadores".
Compre aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário