quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Cachalote na prateleira

Faz algum tempo que tenho me interessado por hqs (Graphic novel ou não) autorais, de artistas nacionais e principalmente dos que fogem do estilo "Super-heróis"criado pela Dc Comics nos idos de 1938 com o lançamento do Superman e tão massificada pela Marvel com o universo criado por Stan Lee.

Pensando dessa forma, tenho lido várias outras obras desde os clássicos essenciais de Will Eisner como Um contrato com Deus, A força da Vida, Ao Coração da Tempestade, Nova Iorque: A Grande Cidade. Daytripper (dos gêmeos Gabriel Bá e Fábio Moon), The Umbrella Academy (Gerard Way e Gabriel Bá), Mesmo Delivery (Grampá), Bando de Dois (Danilo Beyruth), Retalhos (Craig Thompson), Asterios Polyp (David Mazzucchelli) entre outros.

E já fazia bastante tempo que queria adquirir o romance gráfico ou Graphic Novel escrito pelo gaúcho Daniel Galera e desenhado por Rafael Coutinho, quadrinista, ilustrador, artista plástico e também filho do Laerte Coutinho, o famoso Laerte criador dos Piratas do Tietê entre outros. CACHALOTE - lançada em junho de 2010 e teve bastante repercussão no mercado brasileiro e até internacional. O sucesso de Cachalote levou a editora francesa Cambourakis se responsabilizar pela tradução e lançamento da Graphic Novel em 2011 no mercado francês.


Na história, um escultor recebe um inusitado convite para protagonizar um filme cujo roteiro parece estranhamente inspirado em sua vida privada. Um jovem vendedor de uma loja de ferragens, adepto da dominação sexual com cordas, descobre que a linda garota por quem se apaixona é particularmente frágil e suscetível ao seu fetiche favorito, o que os conduz a um perigoso embate. Um astro decadente do cinema chinês vem ao Brasil para o lançamento de um filme e torna-se suspeito da morte de seu companheiro de cena. Um playboy mimado e arrogante é expulso de casa pelo tio e enviado à Europa para se virar sozinho. Um escritor deprimido e sua ex-esposa, pais de uma menina, encontram-se em parques e lanchonetes de São Paulo, procurando manter o vínculo afetivo. Por fim, uma velha senhora grávida e solitária vaga por sua mansão e tem encontros oníricos com uma baleia cachalote na piscina de sua casa.

Somando mais de trezentas páginas, as tramas são amarradas por temas e subtextos recorrentes, tais como o confronto dos personagens com acontecimentos drásticos ou misteriosos que transformam suas vidas, a conciliação da vida com a arte e a tentativa de preservar o afeto e o amor em relacionamentos ameaçados por circunstâncias adversas.

Cachalote é uma publicação da editora Companhia das Letras, pelo selo Quadrinhos na Cia e tem 280 páginas, no formato 21.00 x 27.00 cm, com acabamento em brochura e custa R$ 46,00.

Bem, eu mesmo ainda não li mas Cachalote vai entrar logo no topo da lista de leitura.

Fonte Release do site da Companhia das Letras.

Nenhum comentário: