Navegando pela internet achei essa matéria da Carina Rabelo no site da ISTOÉ.Só para maioresAdultos voltam à infância e colecionam bonecos em miniatura.Eles são adultos e profissionais bem-sucedidos, mas não resistem a um velho hábito de criança: colecionar bonecos em miniatura. Os exemplares disponíveis no mercado – alguns verdadeiras relíquias – fazem estes fãs gastarem o que for preciso para aumentar o acervo. As vitrines das lojas especializadas não se limitam mais aos consagrados super-heróis e apostam nos personagens de filmes, animes e mangás japoneses, seriados de televisão, bandas de rock, cantores e esportistas. Hoje, os adultos já são mais de 40% dos compradores das miniaturas, que custam entre R$ 60 e R$ 120.Entre os mais procurados estão o personagens do seriado Lost, dos filmes Matrix, O Senhor dos Anéis, Guerra nas Estrelas e Harry Potter, as bandas Beatles e Led Zeppelin, além dos atletas Ronaldinho Gaúcho e David Beckham. “A procura pelos personagens acompanha a força da indústria cultural”, afirma Fernando de Campos, proprietário da loja Coleciona Brinquedos, uma das maiores de São Paulo, que exibe algumas peças raras no estoque, como uma miniatura de Che Guevara, de personagens de filmes dos anos 20 e de carros clássicos.Entre os mais procurados estão o personagens do seriado Lost, dos filmes Matrix, O Senhor dos Anéis, Guerra nas Estrelas e Harry Potter, as bandas Beatles e Led Zeppelin, além dos atletas Ronaldinho Gaúcho e David Beckham. “A procura pelos personagens acompanha a força da indústria cultural”, afirma Fernando de Campos, proprietário da loja Coleciona Brinquedos, uma das maiores de São Paulo, que exibe algumas peças raras no estoque, como uma miniatura de Che Guevara, de personagens de filmes dos anos 20 e de carros clássicos. RELÍQUIA Pil Marques possui 250 miniaturas e coleciona raridades, como o grupo de rap Run DMC
O DJ paulistano Pil Marques, 34 anos, que possui mais de 250 peças em casa, exibe com orgulho algumas raridades: miniaturas dos Trapalhões, de Pedro de Lara, antigo jurado de Silvio Santos, e dos bonecos ventríloquos. O hábito de colecionar começou na adolescência, com adesivos de marcas esportivas. No início da juventude vieram as latas de cerveja e só depois os bonecos. A missão de Marques agora é encontrar os personagens de seriados japoneses da década de 60. “Muitos dos meus amigos acham que sou maluco em gastar tanto com bonecos, mas eu considero um investimento. Se um dia eu precisar de dinheiro, vendo tudo pelo dobro”, aposta ele, que já pagou 200 euros por uma linha especial de bonecos da banda Kiss.
O produtor Eduardo Venturi reúne personagens de cinema no seu escritório
O produtor de filmes Eduardo Venturi, 36 anos, começou a se interessar por miniaturas há oito anos, quando nasceu o seu primeiro filho. Junto com o menino, perdia a noção do tempo nas lojas de brinquedos e vibrava ao encontrar personagens da sua geração nas prateleiras. Venturi decidiu começar a coleção após a trilogia Matrix – o primeiro filme foi lançado em 1999. “Fiquei impressionado como as miniaturas foram utilizadas na montagem das cenas, daí, não parei mais de colecionar.” Hoje, Venturi reúne 30 bonecos, todos personagens de filmes ou da tevê, como Piratas do Caribe, Toy Story, Shrek e Lost. Bonecos da segunda temporada de Lost já estão encomendados, mas sua paixão é mesmo Matrix. “Ainda faltam vários personagens na minha coleção.”
Novidades em breveEntre as novidades que chegam ao mercado neste ano estão os personagens inéditos do novo filme O Senhor dos Anéis, que conta a trajetória anterior à trilogia, O Homem de Ferro, os novos Batman e O Incrível Hulk, além dos carros metalizados Speed Racer. As distribuidoras mais procuradas para compra pela internet são Figuras de Ação, Acme e Comics, além das fabricantes de brinquedo Spawn e Mcfarlane. Algumas raridades podem ser adquiridas no Mercado Livre.
Fonte Terra.com.br/istoe